Rafael Araújo. Foto: divulgação.

A Teltec Solutions, integradora catarinense de TI, está investindo na capacitação de sua equipe técnica, com a criação do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).

O plano envolve estudos, treinamentos, novas experiências e feedbacks periódicos. O volume total de investimentos em capacitação deve chegar a R$ 500 mil neste ano, quase o dobro dos R$ 220 mil aplicados no ano passado no quadro de 24 pessoas da equipe técnica.

"Destes valores, 60% foi dedicado a treinamentos oficiais, cursos e provas de certificação, enquanto que 40% foram para participações nos principais eventos do setor, incluindo muitos eventos internacionais como Cisco Live, HP Discover, AWS re:Invent, entre outros", destaca o diretor técnico Rafael Araújo.

Conforme explica Araújo, outras experiências também foram adotadas, como foi o caso do “shadowing”, onde um colaborador em fase de capacitação em uma nova tecnologia acompanha um colaborador sênior em situações reais de trabalho de campo em clientes para adquirir experiências reais e acelerar o processo de aprendizado.    

Com a política interna de formação, que inclui pagamento das provas de certificações e treinamentos internos junto a profissionais senior da equipe, a empresa obteve algumas certificações máximas de fabricantes como Cisco, NCIE e HP.

"Em 2013 realizamos 10 treinamentos internos. Entre treinamentos e estudos internos, foram mais de 5.000 horas de capacitação interna da equipe técnica, aproximadamente 200 horas médias por colaborador", detalha o diretor técnico.

A política trouxe resultados: em 2013, 70% dos colaboradores que participam do PDI alcançaram todos os objetivos definidos, o que motivou a empresa a ampliar o programa para toda a equipe de colaboradores.

"Para este ano, o foco é na ampliação dos programas internos para aceleração do desenvolvimento de competências e premiações voltadas para os profissionais de destaque", afirma Araújo.