Profissionais de finanças como você estão enfrentando uma grande pressão para gerenciar as implicações financeiras dos impactos de COVID-19, e posicionar sua empresa para o sucesso contínuo seguindo em frente.

Depois de passar semanas ou meses na sua previsão para 2020, pode ser frustrante perceber que agora essa previsão já não é mais relevante.

Agora, você tem a tarefa de dar um passo rápido para analisar suas finanças e delinear como sua organização deve seguir em frente.

Recentemente, patrocinamos um webinar com o IMA (Institute of Management Accountants) sobre Forecast com Machine Learning. Queríamos saber como diferentes empresas, em uma variedade de indústrias, estão lidando com as crescentes demandas de planejamento financeiro & análise, especificamente previsão.

Fizemos três perguntas relacionadas à capacidade atual de previsão de suas empresas aos nossos 1200 participantes da webinar. Os resultados nos deram uma visão surpreendente das tendências atuais e futuras de FP&A.

Primeiro, pedimos aos nossos ouvintes para compartilharem – Com que frequência sua empresa realiza previsões hoje?

32,6% dos entrevistados disseram que suas previsões acontecem a cada trimestre, 34,8% a cada mês, 6,6% a cada semana, porém 13,5% disseram que suas previsões acontecem a cada seis meses e 12,4% acontecem menos de uma vez por ano.

Esses resultados correspondem aos padrões atuais do setor, que sugerem que as empresas devem prever pelo menos todos os meses. Idealmente, todos os entrevistados devem estar prevendo todas as semanas, o que era verdade para uma pequena minoria de nossos ouvintes (6,6%).

Em seguida, perguntamos aos telespectadores – Como sua organização usa soluções de análise de negócios ou gerenciamento de desempenho?

Em resposta, 16,5% dos participantes disseram que usam gerenciamento de desempenho para agregar dados e montar relatórios com insights sobre o passado, e assim poder responder à pergunta: "O que aconteceu?"; 32,3% utilizam para prever, planejar, e entender o futuro: "O que poderia acontecer?"; 16,1% utilizam para modelagem, combinando dados financeiros e não financeiros para responder à pergunta: "Por que isso aconteceu?"; e 35% das pessoas disseram que não têm uma solução formal hoje e ainda vivem no Excel.

Participe de nossa Webinar Live dia 10 de Junho e saiba como a previsão pode ajudar seu negócio a se preparar melhor e reagir à volatilidade do mercado

Para muitos participantes, sua equipe financeira ainda vive no Excel, o que limita significativamente sua capacidade de prever com granularidade. Foi ótimo ver que 32,3% das organizações estão usando uma solução de gestão de desempenho para previsão. Este é um indicador claro de que essas empresas estão bem posicionadas para atender às crescentes demandas de FP&A.

A previsão realizada através de Machine Learning pode ajudar 83,9% das empresas que ainda não estão combinando dados financeiros e não financeiros para entender: "Por que isso aconteceu?". O Machine Learning pode ajudar essas organizações a identificar os principais impulsionadores de negócios e a desenvolver a confiança de que suas previsões trarão resultados.

Finalmente, ficamos curiosos para saber – Até onde vai sua previsão?

Descobrimos que 23,1% dos participantes realizam previsões apenas até o final do trimestre, 51,5% até o final do ano fiscal, 15,9% realizam previsões para um período de 18 meses, e 9,5% para um período de 24 meses.

Idealmente, empresas deveriam realizar previsões de 18 e 24 meses. Os 25,4% das empresas com esse horizonte de previsão falam de um aumento na urgência para prever períodos mais longos e com mais especificidade, especialmente no atual clima social, econômico e político atual da pandemia.

No geral, muitas organizações têm um caminho longo a percorrer antes que possam ser realizar previsões rapidamente e facilmente. Para muitos, a crescente popularidade da previsão através de Machine Learning permitirá que suas empresas direcionem melhor a questão, "por que isso aconteceu?".

Junte-se à nossa Webinar Live para saber mais sobre planejamento de cenários e previsões. Dia 10 de Junho às 15:30, contaremos com uma palestra online de Luis Valini sobre como os CFOs podem fazer para responder às mudanças nas atuais condições e garantir a continuidade dos negócios, melhorando o planejamento e minimizando os riscos.

Interessado em aprender mais sobre Planejamento de Cenários e Forecast em tempos de incertezas? Cadastre-se para nossa Webinar Live.