A Raiar recebeu a certificação de qualidade Business and Innovation Centres (BIC). Foto: Divulgação/PUC-RS.

A Incubadora Multissetorial de Empresas de Base Tecnológica e Inovação da PUCRS (Raiar) é a primeira das Américas a receber a certificação de qualidade Business and Innovation Centres (BIC). 

O título foi concedido à unidade pela European Business Innovation Centre Network (EBN), rede europeia que congrega incubadoras.

“Esse passo é fundamental para o processo de internacionalização da Raiar e do Tecnopuc”, observa a gerente da Raiar, Flavia Ferro Cauduro.

A diretora de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Gabriela Cardozo Ferreira, acrescenta que a certificação, vinda de uma instituição como a EBN, legitima que a Universidade possui processos consolidados na área de incubação e empreendedorismo. 

“Isso nos força também a estarmos sempre em dia com as boas práticas de incubação”, completa. 

Estar inserida na rede de BICs da EBN propicia oportunidades para a Incubadora e empresas incubadas participarem de eventos e editais internacionais.

No final do ano passado, a Raiar foi eleita a Melhor Incubadora de Empresas Orientada para a Geração e Uso Intenso de Tecnologias do Brasil pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). 

A Raiar tem 11 anos de atuação e 60 empresas no mercado atualmente. Hoje, são cerca de 25 incubadas.