Roberto Ribeiro da Cruz, CEO da Pixeon. Foto: Divulgação.

A Pixeon e a Wolters Kluwer fizeram uma parceria focada em soluções de diagnóstico e medicação. Com o acordo, o SmartHealth, sistema de gestão hospitalar da Pixeon, integrará as soluções de efetividade clínica da Wolters Kluwer.

O pacote da Wolters Kluwer reúne os recursos de suporte a decisões clínicas do UpToDate e os sistemas de suporte à decisão de prescrição de medicamentos Lexicomp e Medi-Span.

Segundo dados da ANADEM (Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética), são registrados anualmente cerca de 700 mil casos de erros médicos, sendo que grande parte é relacionada à prescrição (falha na dosagem, interação medicamentosa, entre outros). 

Assim, a parceria busca garantir aos profissionais de saúde o acesso a uma base de informações como forma de reduzir os erros e agilizar a análise da medicação. 

"Os sistemas de suporte à decisão da Wolters Kluwer serão incorporados à nossa oferta de prontuário eletrônico do paciente, ampliando a segurança no atendimento e contribuindo com a redução dos custos das instituições de saúde", comenta Roberto Ribeiro da Cruz, CEO da Pixeon. 

Já Fabio Lia, diretor de alianças estratégicas da Wolters Kluwer para a América Latina, destaca a sinergia entre os papéis de ambas empresas para garantir melhorias no atendimento e na saúde da população.

"Proporcionar um sistema que integra ainda mais inteligência clínica suportará o time clínico da instituição de saúde em suas decisões diárias, proporcionando assim mais segurança ao paciente e menor chances de decisões terapêuticas desatualizadas", ressalta.

O SmartHealth, sistema de gestão para hospitais da Pixeon, possibilita a gestão integrada do fluxo de trabalho dos profissionais da instituição. A solução permite gerenciar as áreas de emergência e recepção, o prontuário eletrônico do paciente (PEP), o estoque de médicos, entre outras áreas.

Já o UpToDate é um recurso de apoio à decisão clínica da Wolters Kluwer criado por médicos e baseado em evidências que contempla mais 9.700 recomendações e 24 especialidades médicas. 

O Lexicomp, por sua vez, é o recurso da Wolters Kluwer Clinical Drug Information que agrega conteúdo de relevância relacionado a medicamentos, suporta as decisões relacionadas às prescrições e ajuda os profissionais da saúde a escolherem a terapia mais apropriada para cada paciente. 

Já o Medi-Span fornece alertas automáticos sobre medicamentos dentro do PEP, permitindo uma triagem sofisticada, sensível ao contexto e com base em informações disponíveis no sistema sobre cada paciente. 

A Pixeon possui atualmente 2 mil clientes no Brasil, tendo dobrado seu tamanho entre 2013 e 2015. A empresa possui escritórios em Florianópolis, São Bernardo do Campo e Salvador, com unidades de negócios distribuídas pelo país.