A nova medida tem em vigor até 12 de abril. Foto: Pexels.

O Peru vai limitar os horários em que homens e mulheres podem deixar suas casas, como medida para retardar a propagação da pandemia de coronavírus.

De acordo com a agência Reuters, homens e mulheres só poderão deixar suas casas em dias designados, divididos por gênero.

Às segundas, quartas e sextas-feiras, apenas os homens poderão deixar suas casas para atividades essenciais. As mulheres podem sair na terça, quinta e sábado. Ninguém poderá sair de casa no domingo.

A nova medida tem em vigor até 12 de abril e não afetará as pessoas que têm uma emergência ou estão autorizadas a trabalhar durante a quarentena, como aquelas na produção de alimentos essenciais, farmácias e bancos.

"Temos 10 dias restantes. Vamos fazer esse esforço adicional para entrar nessa curva e podemos ter controle da evolução dessa doença", disse Martin Vizcarra, presidente do Peru, em uma entrevista coletiva virtual.

Vizcarra disse que é mais fácil para as forças de segurança monitorar a circulação de homens e mulheres para fazer cumprir a ordem de quarentena, em vez de usar números de série de documentos de identidade, como outros países fizeram. 

O Peru impôs medidas duras para controlar a disseminação do coronavírus, com um número significativo de prisões por pessoas que quebram a quarentena. Até agora, o país já registrou 1.414 casos confirmados, com 55 mortes.