Advantech é de Taiwan, um dos pólos mundiais da indústria eletroeletrônica. Foto: Pexels.

Tamanho da fonte: -A+A

A Advantech, uma multinacional taiwanesa de automação industrial, acaba de realizar um projeto pioneiro em tecnologia fiscal da SAP no Brasil, com consultoria da Phoron.

Ao migrar o seu sistema de gestão local para o sistema de gestão S/4 Hana, a Advantech adotou também a solução fiscal global ACR, o software nativo da SAP para questões fiscais na última versão do ERP

O Advanced Compliance Reporting (ACR) foi lançado em maio de 2020 como uma solução para o cumprimento de obrigações fiscais. 

O Brasil sendo o Brasil, ou, como a SAP define, um “país complexo”, a solução precisa ser complementada com algumas peculiaridades locais. É o que a Phoron faz com uma aplicação própria chamada Beyond.ACR. 

"ACR é uma plataforma que dá suporte à operação fiscal da empresa, mas não atendia à sua totalidade, que foi complementada pela solução Beyond.ACR da Phoron, nos permitindo navegar pelo sistema de forma unificada”, explica Rosane Roverelli, diretora geral da Advantech.

Com a dobradinha, o processo de cálculo de custo médio, por exemplo, que é baseado nas entradas e saídas do estoque, na oscilação dólar e no custo do frete, entre outros indicadores de mercado, era realizado em uma hora e foi otimizado para um minuto.

A interface do ACR é feita pelo Fiori, conjunto de tecnologias da SAP que prioriza a usabilidade e experiência do usuário (UX), um diferencial frente ao SAP ECC, na qual os dados apareciam de forma estática, sem a liberdade de análise dentro da plataforma. 

“Com o ACR, temos a possibilidade de produzir relatórios de maneira simplificada, com consulta das informações direto na base de dados, o que nos fornece agilidade e respostas em tempo real”, agrega Roverelli.

A Phoron é uma multinacional austríaca, presente no Brasil desde 2009. Hoje, a empresa tem uma equipe de 160 consultores no país, onde já realizou mais de 35 projetos de rollout, carve-out e implementação de SAP e conta com uma carteira de mais de 45 clientes de suporte AMS.

A Advantech teve receitas na casa de US$ 2 bilhões em 2019, uma alta de 11% frente ao ano anterior. A empresa fez um avanço no mercado brasileiro em 2009, quando comprou 60% da subsidiária local, atuante desde os anos 2000.