AI

Sabemi tem chatbot com Sara

03/02/2020 15:50

Assistente virtual foi criada pela Senior e utiliza a plataforma Watson.

Tecnologia está sendo usada para atender público interno no WhatsApp. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O Grupo Sabemi, formado por empresas que atuam nos segmentos seguros, previdência, tecnologia da informação e serviços financeiros, aderiu à assistente virtual Sara, desenvolvida pela Senior, companhia catarinense especializada em software de gestão.

A tecnologia, que conta com a plataforma Watson, da IBM, está sendo usada em chatbot para o público interno no WhatsApp. A intenção é atender aos mais de 500 colaboradores em demandas relacionadas a recursos humanos.

Segundo a empresa, a novidade permite que o funcionário tenha mais agilidade na busca por serviços como contracheques, período de férias, 13º salário e feedbacks recebidos - que podem ser solicitados a qualquer hora do dia.

“Os colaboradores passam a ter acesso ágil às informações comuns que estão sob o controle da área recursos humanos. Além disso, a chegada da Sara oportuniza que membros da equipe, antes responsáveis por estas tarefas, se envolvam em atividades mais estratégicas dentro do setor”, afirma Paula Bizzi, gerente de recursos humanos da Sabemi.

A Sara, sigla para Senior Automated and Responsive Agent, foi desenvolvida em 2017 com a plataforma de nuvem Bluemix, também da IBM, para interagir com o sistema de gestão da Senior.

Fundada em 1988 na cidade de Blumenau, Santa Catarina, a Senior possui filiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Pernambuco, além de mais de 100 canais de distribuição em todo o Brasil.

A empresa, que faturou R$ 335 milhões em 2018, tem mais de 1,7 mil colaboradores. Entre os clientes, estão Fiat, Correios, Mercado Livre, Centauro e Petrobras.

Já a Sabemi é uma empresa do Rio Grande do Sul e possui 38 filiais espalhadas pelo Brasil com mais de 900 mil clientes. 

Atualmente, os produtos e serviços da Sabemi são comercializados por meio de 1029 pontos de distribuição, formados por representantes e corretores de seguro.

Veja também

NOVA ERA
Troca no comando da IBM

Sai Ginni Rometty, entram líder de cloud Arvind Krishna e Jim Whitehurst, da Red Hat.

EDUCAÇÃO
Junior Achievement e IBM tem programa no RJ e SP

Programa visa atingir 4,6 mil jovens em 11 cidades toda a América Latina.

RESULTADO
Saque e Pague cresce 30%

Fintech gaúcha atingiu um faturamento de R$ 120 milhões em 2019.

WHATSAPP
Burger King tem chatbot com Watson

Plataforma está sendo usada para agilizar o recrutamento.

VENDAS
MRV leva bot para área comercial

O grande objetivo do atendimento é encaminhar o cliente para um corretor de imóveis.

MUDANÇAS
Cinco inovações que surgiram de um erro

Correr riscos é uma das premissas básicas de quem quer fazer algo novo.

PRÊMIO
Bradesco lidera ranking de inovação no uso de TI

Em 2019, foram recebidas 197 inscrições para o prêmio.

BANCO
Bradesco lança integração da Bia com Alexa

Assistente do banco pode ser acionada por voz em dispositivos como o Amazon Echo.

AI
Planetun analisa pedidos de seguro com Watson

Ferramenta, rodando em IBM Cloud, verifica se fotos enviadas por usuários são utilizáveis.

DISCUSSÃO
Marketing X Tecnologia na oferta de IA

Fábio Gandour, que atuou por 28 anos na área de pesquisa da IBM, vê problemas nas ofertas ligadas a IA.