Ricardo Recchi. Foto: divulgação.

A Sonda Brasil anunciou nesta quarta-feira, 03, a criação de um novo cargo em sua estrutura no país, nomeando Ricardo Recchi como CIO para as operações da Sonda IT e CTIS.

Recchi, que atua há 15 anos na organização e nos últimos sete anos ocupava a posição de diretor de operações e estratégia de vendas, agora liderará as operações de tecnologia das duas companhias do grupo no país, acompanhando um conceito de trabalho integrado e alinhado entre os dez países da América Latina onde a Sonda tem presença.

No Brasil, Recchi passa a responder pela infraestrutura e pelos sistemas utilizados por mais de 14 mil usuários da Sonda IT e da CTIS que estão espalhados por todo o território nacional, além de atuar de forma integrada com a estrutura matricial da organização, no Chile.

Para a experiência, o executivo tem passagens pelas principais áreas de tecnologia, treinamento e negócios ao longo de sua trajetória na Sonda IT, tais como a fábrica de software e a diretoria estratégica de vendas.

Conforme explica Recchi, o trabalho envolve gerenciar mais de 200 servidores, quatro mil estações de trabalho e dezenas de aplicativos entre sistemas próprios e pacotes de mercado.

“Gerenciar a TI da Sonda no País significa cuidar de processos que se soman à administração de toda a segurança interna para blindar a empresa em meio à avalanche de convergência de sistemas e dispositivos”, comenta Recchi.

Segundo destacou a integradora em nota, o plano com a nova estrutura executiva é racionalizar o uso das soluções utilizadas, além de compartilhar especialistas e as melhores práticas, padronizando e alinhando processos de tecnologia dentro da companhia.

A criação do novo cargo acompanha uma grande reformulação da Sonda em sua estrutura executiva nos últimos meses. Em setembro no ano passado, a Sonda IT contratou Bruno Faustino como novo diretor de Tecnologia & Produtos da empresa, enquanto Rodrigo Veronezze passou a atuar como diretor de Operações Data Center & Cloud.

Em dezembro, a empresa nomeou Gutembergue Rodrigues como vice-presidente de vendas da companhia no Brasil.

Fundada no Chile em 1974, a Sonda atua no Brasil desde 1989. Com cinco mil colaboradores e mais de 1,2 mil clientes ativos distribuídos por 26 escritórios locais,, a organização opera através de quatro divisões de negócios: serviços de TI, SAP, plataformas e aplicativos.

Segundo os últimos dados de resultados divulgados pela Sonda IT, a empresa teve em 2013 um faturamento de US$ 1,2 bilhão. Em 2014, a empresa revelou ter fechado de R$ 250 milhões em novos contratos no Brasil.