Net aposta alto na fibra. Foto: divulgação.

A Net, para crescer no mercado de banda larga, anunciou novas ofertas de fibra direto para a casa (FTTH, na sigla em inglês) destinadas ao consumidor final.

Segundo reporta o Valor, a operadora de telefonia e TV a cabo lançou um serviço com velocidade de 500 megabits por segundo (Mbps), a maior velocidade oferecida atualmente no emrcado nacional.

Por enquanto o pacote está apenas disponível em São Paulo e no Rio de Janeiro, com preço de R$ 799,90 para clientes residenciais, e 999,90 para pequenas e médias empresas, com 1 terabyte.

O uso da fibra é um salto considerável em relação à rede de cabos coaxiais usado pela empresa para levar  banda larga, TV por assinatura e voz. Os cabos coaxiais só eram capaz de chegar aos 120 Mbps de velocidade - oferta que é presente em todos os pontos de atuação da empresa.

No entanto, para adotar a nova tecnologia, o assinante precisa se adaptar: a rede de fibra óptica requer equipamentos e configurações atualizadas que suportem conexões gigabit ethernet.

No caso de assinantes de planos de TV a cabo, a Net manterá a conexão coaxial para voz e televisão, levando apenas a fibra para a conexão de banda larga.

Embora a empresa são divulgue especificamente o investimento para a expansão da rede de fibra, a nova oferta faz parte do investimento de R$ 3,5 bilhões realizado pela empresa no ano passado.

Os recursos foram aplicados em expansão de rede, inovação, produtos, crescimento do serviço de alta definição e do Now, locadora de filmes on-line.

Embora inicialmente o Virtua 500 ficará apenas nas capitais carioca e paulista, a operadora já avalia expandir seu serviço para outras cidades, dependendo da aceitação e da demanda.