Jorge Santos Carneiro.

Jorge Santos Carneiro, presidente da multinacional inglesa de software de gestão Sage no Brasil, acaba de assumir a  presidência nacional da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham). 

O executivo português assumiu o comando da Sage no Brasil em 2014 e é um profissional de carreira da companhia, tendo sido CEO em Portugal por 15 anos.

“É uma grande honra estar à frente de uma instituição centenária. Tenho grande desafio pela frente e sei que posso contar com o apoio de toda a entidade para promover a cooperação bilateral entre os países”, afirma Carneiro.

Apesar da tradição da Britcham, a entidade tem apenas 140 associados no Brasil, incluindo a própria Sage. No entanto, com a saída do Reino Unido da União Européia, se abre uma porta para que a entidade assume mais relevância.

A Sage com certeza está lutando por seu espaço no país, onde a companhia britânica entrou com força m 2012, ao gastar nada menos do que R$ 398 milhões para comprar a Folhamatic.

Apesar da Sage não ter feito muito estardalhaço sobre o assunto no momento, foi o segundo maior negócio do mercado de ERP brasileiro, só atrás da compra da Datasul pela Totvs, em 2008, uma operação de R$ 700 milhões.

Em nível mundial, a Sage é tida como o terceiro maior player de ERP, atrás de SAP e Oracle, com um faturamento de £1,3 bilhão no ano fiscal encerrado em setembro de 2014, uma alta de 4,9% frente ao ano anterior.