Cooperativa de crédito tem mais de 4,5 milhões de associados. Foto: divulgação.

O Sicredi, instituição financeira cooperativa gaúcha, adotou a ferramenta desenvolvida pela Younner, empresa de tecnologia com sede em Porto Alegre, para organizar as buscas de informações em seu sistema.

A plataforma tem dois nomes: para o desenvolvedor, se chama Easy Younner e, na instituição financeira, é conhecida como Goog. A solução, no entanto, é a mesma.

Trata-se de uma ferramenta de busca homologada pela KPMG que promete garantir a segurança das informações e maximizar a encontrabilidade de dados e de qualquer informação dentro da base de conhecimento da organização. 

Contando com um algoritmo de busca, a ideia é garantir resultados de pesquisas mais satisfatórios, obtidos conforme interações e leituras dos usuários. Portanto, quanto mais o buscador é utilizado, mais eficiente fica.

Para viabilizar o trabalho, a Younner realizou diversas visitas às agências do Sicredi, realizando dinâmicas em grupo e entrevistas com os colaboradores para listar os desafios e desenhar a solução.

"A plataforma teve um aumento significativo de usuários, principalmente pela adequação ao trabalho remoto, várias cooperativas do Sicredi já estão utilizando a ferramenta", conta  André Dorneles, sócio-diretor da Younner.

Dentro do sistema Sicredi, a plataforma pode ser acessada por aplicativo ou site, de qualquer local. Líderes, gestores e colaboradores em geral podem controlar a base e acompanhar passo a passo as etapas de aprovação dos artigos.

Segundo a empresa, a solução foi precisa e resolveu um problema de fragmentação de informações, além de permitir eficiência na localização das mesmas. 

"A Younner pensou na experiência e jornada do usuário e ainda valorizou o impacto visual, foi além do óbvio”, elogia Jonas Rauch, gerente de negócios estratégicos do Sicredi.

A Younner é uma empresa com mais de 10 anos de mercado e possui uma equipe com 20 profissionais. Entre os seus clientes, estão Garupa App, Amcham Brasil, Nexu, F3 Capital, Moby Go, KIQ e ARQ Express.

O Sicredi tem mais de 4,5 milhões de associados e atuação em 22 estados e no Distrito Federal em mais de 1,9 mil agências, distribuídas em 110 cooperativas, além de mais de 30 mil colaboradores. No ano passado, seu resultado líquido foi de R$ 3,1 bilhões.