Cooperativas levam energia para o interior. Foto: flickr.com/photos/radamesm

Tamanho da fonte: -A+A

A Indra, multinacional espanhola com forte presença no setor de utilities, fechou um contrato único com cinco cooperativas distribuidoras de energia do Rio Grande do Sul, que farão um upgrade dos seus sistemas para a solução inGRID.

Participam da iniciativa Coprel, Certel, Certaja, Creluz e Cermissões. Juntas, elas oferecem serviços para  200 dos quase 500 municípios gaúchos. 

As companhias têm históricos parecidos tendo sido fundadas entre os anos 50 e 60 para construir redes de distribuição de energia em pequenas cidades do interior gaúcho como Taquari, Teutônia ou Ibirubá.

Com o tempo, as companhias começaram a expandir suas linhas para municípios vizinhos e hoje tem estruturas de algum porte. A Coprel, a maior delas, atende  48 mil famílias com 17.805 quilômetros de redes elétricas, sustentados por 174.035 postes em 72 municípios. 

O inGRID dá suporte aos processos de operação da rede (detecção de incidências, gestão de manobras e programação de ocorrências), bem como a gestão de avisos de clientes e mobilidade para execução das ordens de campo.

De acordo com a Indra, o software incorpora conceitos das chamadas smart grids tornando-se um modelo de gestão moderno, capaz de aumentar a produtividade e reduzir perdas por meio de um modelo bilateral de comunicação com o consumidor por meio de medidores inteligentes.

O sistema é a tecnologia mais avançada da Indra para as redes de distribuição e é desenvolvido em Campinas, centro de excelência de energia que a multinacional mantém no Brasil

Outro módulo implementado nas cinco distribuidoras é o iWFM (Workforce Management), que contempla uma solução de gestão de ordens para execução de cortes, religações, novas ligações e execução de reparos emergências integrados com os sistemas corporativos do cliente. 

A Indra é parceira tecnológica da Coprel, Certel, Certaja, Creluz e Cermissões há mais de 15 anos. Ao todo, a companhia atende 40 empresas de energia brasileiras, incluindo nomes como Elektro/Iberdrola, Light, CPFL e Cemig.

A multinacional fechou recentemente importantes contratos no setor, entre eles a implantação da nova plataforma de gestão empresarial da CEB Distribuição e o gerenciamento dos processos tecnológicos da AES Sul.  

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de consultoria do país, com cerca de 7,5 mil colaboradores. Em todo o mundo, a companhia conta com aproximadamente 42 mil profissionais e registrou em 2013 um faturamento de € 3 bilhões.