O Quem Clicou detecta e bloqueia IPs que fazem cliques inválidos. Foto: luxorphoto/Shutterstock.
Quem faz campanhas de anúncios pelo Google agora conta com uma nova ferramenta para evitar perdas com cliques inválidos. Criada em fevereiro, a Quem Clicou detecta esse tipo de ação e bloqueia quem clica na publicidade com o intuito de prejudicar o anunciante.
O investimento em publicidade através do Google é pago por clique. Ou seja, depois que o número de cliques adquirido for realizado, o anúncio deixa de aparecer.
De acordo com Washington Saw, diretor de marketing da Quem Clicou, concorrentes clicam diversas vezes nos anúncios de outras empresas para atrapalhar os resultados.
“O Google afirma que detecta esse tipo de ação e não contabiliza os cliques inválidos na cobrança, mas ele demora cerca de duas horas para recolocar o anúncio no ar, fazendo com que a empresa não aproveite o melhor horário do dia para anunciar, por exemplo”, relata.
Além disso, o Quem Clicou permite o bloqueio do IP que clica um determinado número de vezes no anúncio. A empresa anunciante pode escolher depois de quantos cliques alguém deve ser bloqueado automaticamente.
“Para determinar esse número, sugerimos uma avaliação inicial em relação aos cliques. Se todos os IPs costumam clicar duas vezes no anúncio, é melhor estabelecer o bloqueio a partir de 3 ou 4, por exemplo, para não perder um possível cliente real”, relata Saw.