A francesa Saint-Gobain vai agregar os 29 pontos de venda da Tumelero. Foto: Divulgação.

A francesa Saint-Gobain fechou a aquisição da Tumelero, tradicional loja de materiais de construção gaúcha com 50 anos de mercado, por um valor não revelado.

Com o negócio, a multinacional agrega os 29 pontos de venda da companhia adquirida totalizando 70 pontos de venda em 46 cidades espalhadas pelo Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. 

A Tumelero faturou R$ 262 milhões no ano passado. A Saint-Gobain chegou ao país em 2000, com aquisição da Telha Norte, está presente em 67 países e faturou €39,6 bilhões em 2015.

“Consideramos de grande importância poder entrar no varejo de materiais de construção em uma região tão relevante do país, como a Sul, por meio da maior rede local”, resume o presidente da Saint-Gobain para o Brasil, Argentina e Chile, Thierry Fournier.

Em nota, a Saint-Gobain frisa que a marca Tumelero será mantida, assim como os projetos em andamento, incluindo a modernização das lojas, a expansão da rede e a geração de novos empregos na região.

Marcas são uma coisa e faz sentido manter uma tão forte como a Tumelero. Agora quem acompanha fusões e aquisições sabe que parte do benefício está nas chamadas “sinergias” e que uma forma de obter elas é reduzir áreas duplicadas,  entre as quais geralmente está a de TI.

Nesse sentido, a compra da Tumelero é mais uma má notícia para o mercado gaúcho, que tem visto os tomadores de decisão sobre o assunto desaparecerem do ecossistema local há alguns anos.