Dennis Herszkowicz, presidente da Totvs.
A Totvs comprou a Consinco, uma das maiores empresas do país em sistemas para varejo, atacado e distribuição, por um valor inicial de R$ 197 milhões, ao qual podem se somar outros R$ 55 milhões pendente do cumprimento de metas até 2021, levando a cifra até R$ 252 milhões.
O negócio, anunciado no apagar das luzes de 2019, representa uma renovação da aposta da Totvs no segmento de supermercados, um mercado no qual a gigante brasileira de sistema de gestão não tem a participação que mostra em outras áreas.
A Consinco é a principal provedora de sistemas de gestão para a vertical de supermercados e atacadistas de autosserviço (atacarejo) do mercado brasileiro, com portfólio de soluções “end-to-end”, isto é, que suportam desde as rotinas de backoffice, com o ERP, até as de front-office, com o PDV.
Com cerca de 400 colaboradores e mais de 230 clientes, dentre os quais, os maiores supermercadistas e redes de atacarejo, a empresa atingiu receita bruta de aproximadamente R$ 72 milhões, em 2019.
“Nossa ideia é explorar as sinergias das operações das duas empresas para atuais e novos clientes, a partir de uma nova unidade de negócios, que será liderada pelos executivos da companhia adquirida”, destaca Dennis Herszkowicz, presidente da Totvs.
A Totvs já fez um movimento similar no passado. Em agosto de 2013, a empresa comprou a RMS, uma companhia especializada no segmento de supermercados, por R$ 43 milhões.
Fundada em 1991, em Barueri, a RMS tinha então 120 clientes em todo o Brasil e um faturamento de R$ 19,2 milhões.
Em março de 2018, a Totvs criou a BMC, uma companhia independente focada no mercado de supermercados, liderada por Marcos Biazi, ex-diretor da área de supermercados da Totvs e fundador da RMS. A àrea de supermercados havia sido criada ela mesma um ano antes.
A BMC foi definida como um "canal independente, mas com o diferencial de contar com a chancela Totvs", disse a empresa na época.