Um termo fora da moda? Foto: Pexels.

De uma hora para outra, ninguém mais quer a palavra “digital” no seu nome. Pelo menos, é o que parece.

Nesta terça-feira, 01, a Acesso Digital e a Resultados Digitais duas startups de destaque no país decidiram trocar de nome, segundo notas divulgadas com poucas horas de separação.

A Acesso Digital, líder no campo emergente de biometria facial, agora se chama “unico”, assim mesmo, tudo em minúsculas e sem acento.

Em nota, a Acesso Digital explica que a decisão foi para que o novo nome seja “o mais simples e universal possível”, assim como “mais parecida com a sua versão visual e com nossos endereços do site e redes sociais”.

“A palavra unico também traz uma identidade internacional, de fácil assimilação em outros idiomas, como o inglês e o espanhol”, explica a diretora de comunicação e branding Mariana Marchi. 

A redação do Baguete entende o argumento, mas pede que não se altere a gramática da língua portuguesa tanto assim.

Por isso, apesar das alentadas explicações em sentido contrário da Acesso Digital, escreveremos daqui para frente Unico, como cabe a um substantivo próprio, e ao falar, pronunciaremos a tônica na segunda sílaba, uma vez que não há acento na primeira.

Já o caso da Resultados é mais simples. A startup de automação de marketing sediada em Florianópolis é agora RD Station, que também é o nome do seu principal produto.

O nome RD Station unifica toda a operação global e funciona como um guarda-chuva para as divisões de software, onde estão os produtos, hoje com 25 mil clientes e conteúdo, mídia e educação, um negócio separado que mantém o nome Resultados Digitais. 

“À medida que fomos nos desenvolvendo, criamos uma série de submarcas interna e externamente sem realmente pensar na sua correlação. Então finalmente foi o momento de parar, repensar nossa essência, e nos reorganizar”, afirma Eric Santos, CEO da RD Station.

COMENTÁRIO DO EDITOR

Não sou um grande especialista em marketing e branding, mas me arriscaria a dizer que as duas marcas decidiram se livrar da palavra digital no nome porque ela ficou um pouco datada.

Lá no final dos anos 90, uma das fornecedoras do Baguete já se chamava Espacio Digital. Era a época que uma empresa ter um site era um diferencial e ainda se amarrava cachorro com linguiça na Internet.

Desde esses tempos remotos até hoje, muita coisa mudou. No mundo atual, no qual a digitalização é pervasiva e a palavra digital está desgastada, inclusive pela repetição incessante do chavão “transformação digital”, o que faz com que ela deixe de ser um diferencial para um nome.

Tudo muda, só o Baguete segue se chamando Baguete ;)