CALL CENTER

Teles podem bloquear telemarketing

01/12/2017 06:48

Projeto de lei torna responsabilidade das operadoras de telecomunicações o bloqueio de ligações indesejadas.

Telemarketing? Não obrigado. Foto: Pexels.

Tamanho da fonte: -A+A

Está tramitando em Brasília um projeto de lei que torna responsabilidade das operadoras de telecomunicações o bloqueio de ligações de telemarketing para clientes que não estiverem interessados.

O assunto foi aprovado em na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados e ainda está em tramitação.

Esse tipo de cadastro já existe em alguns estados, onde a responsabilidade de coletar os números é dos Procons. Como não existe um Procon a nível nacional, o assunto ficaria com as telcos.

O primeiro estado a criar uma lei do tipo foi São Paulo, em 2009. Desde então, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul aprovaram legislações semelhantes.

A reportagem do Baguete não sabe qual é o desempenho dos Procons estaduais nessa tarefa, mas ele é no mínimo irregular, como mostra o caso do órgão no Rio Grande do Sul.

O Procon gaúcho demorou pelo menos dois meses para adicionar em seu formulário eletrônico o nono dígito do celular, tornando impossível para os gaúchos fazerem o cadastro.

A falha foi tema de uma matéria do Baguete em janeiro e foi corrigida em algum ponto após a publicação.

Com as operadoras desempenhando essa tarefa, a disponibilidade do bloqueio passará a ser nacional e, em tese, mais fácil de divulgar e fiscalizar. 

Má notícia para as empresas de call center.

Veja também

CALL CENTER
NET procura Dilma em Brasília

Alô, a senhora Dilma Vana está?

PESQUISA
Atendimento invade redes sociais

Pesquisa com 628 empresas aponta que 92% disponibilizam contatos via redes sociais.

CONTACT CENTER
Vivo testa robôs para cobrança

A CallFlex e a Services estão em fase de testes para a cobrança automatizada da Vivo.

CONTRATAÇÃO
Genesys tem novas diretoras

Rita D'Andrea assume como diretora-sênior no setor de vendas. 

ATENDIMENTO
Mutant adquire CCM7

A companhia desenvolve soluções para gestão e otimização de força de trabalho.

CORTES
TIM fecha call centers em Curitiba e Recife

A companhia mantém unidades de call center no Rio de Janeiro e em Santo André. 

CONTACT CENTER
Almaviva expande PAs com Avaya

Hoje a empresa conta com 11 mil licenças da Avaya em uso nos seus 10 sites.