Daniel Duarte, presidente e fundador da Tellfree. Foto: Divulgação.

A Tellfree, operadora de telefonia IP, adotou o software de monitoramento de rede da Paessler AG com o objetivo de garantir a conexão dos clientes.

O sistema implantado na empresa foi o PRTG Network Monitor, ferramenta de monitoramento de rede da empresa alemã Paessler AG. Com a solução é possível visualizar todo o sistema e evitar quedas de conexão e quebra de links. 

“Nossa equipe realizou inúmeras tentativas com outras plataformas de monitoramento que pecavam em algo e nunca satisfaziam as nossas necessidades por completo. Somente depois de muita pesquisa e de avaliar a análise dos outros usuários é que optamos pelo PRTG. A possibilidade de testá-lo, gratuitamente, possibilitou verificar a solução na prática”, conta Daniel Duarte, presidente e fundador da Tellfree. 

Com o PRTG instalado em um servidor de 64 bits do Windows Server 2012 R2 com processador Intel Xeon CPU E5620 2.40GHz, RDPUDD Chainted DD e 16GB de memória RAM, a Tellfree passou a controlar todos os servidores e as aplicações hospedadas tanto em seu data center como no dos seus clientes.

Assim, o PRTG monitora, principalmente, os links de internet, switches, routers, equipamentos Voip / Cisco e Centrais IP, interna e externamente, através dos sensores como o Ping, SNMP, Traffic IN / OUT, temperatura, consumo de memória entre outros.

“Ao criarmos uma biblioteca contendo os nossos clientes, dentro do PRTG, passamos a receber relatórios semanais e mensais sobre o status de cada um deles de forma personalizada. Dessa forma o nosso time controla tudo o que acontece nos equipamentos e nas redes”, destaca Daniel Duarte.

Criada em 2005, a Tellfree está presente em todo o Brasil. A empresa relata ter a maior infraestrutura de redes (POPs) do segmento de voz sobre IP, instalada em data centers padrão Tier 3.