ABN Amro firma acordo de dez anos com IBM. Foto: divulgação.

A IBM anunciou nesta segunda-feira, 1, a assinatura de um contrato multibilionário para fornecer serviços de infraestrutura a computadores para o banco holandês ABN Amro.

Embora não tenha dado o valor exato do negócio fechado, o contrato é previsto para dez anos, em que a Big Blue rodará os sistemas do banco em um ambiente de nuvem. A informação é da Reuters.

Pelos termos do contrato, a IBM fornecerá serviços totalmente gerenciados para computadores, servidores, armazenamento e computação para o usuário final, bem como serviços de suporte técnico.

O acordo com ABN Amro, uma das maiores potências financeiras do velho continente, chega para dar um ganho de fôlego à IBM, que em 2014 registrou uma desaceleração em seus negócios e obrigou o banco a abandonar sua meta de lucro operacional em 2015.

Além do banco holandês, no mês passado, a IBM firmou um terceirização de 7 anos com a alemã Lufthansa, avaliado em € 1 bilhão, em que a empresa norte-americana assumirá a divisão de serviços de infraestrutura de TI da companhia aérea.

Segundo dados do Yahoo Finance, no mês passado o ABN anunciou medidas para incrementar sua estrutura tecnológica (internet banking, apps) e reduzir custos operacionais, com a demissão de funcionários.

Rankeado na posição 15 da lista de maiores bancos segundo a revista fortune, o ABN Amro tem operações em 63 países, com mais de 110 mil funcionários.