E-COMMERCE

Black Friday: balanços de R$ 871 mi a R$ 1,3 bi

01/12/2014 12:10

Segundo a ClearSale, foram realizadas 2,09 milhões de transações durante o período. 

Segundo a ClearSale, foram realizadas 2,09 milhões de transações na Black Friday. Foto: Maxx-Studio/Shutterstock.com

Tamanho da fonte: -A+A

Enquanto o sucesso da Black Friday para o comércio parece evidente, há divergências quanto ao valor arrecadado pelas lojas na última sexta-feira. O valor vendido pode variar de R$ 871,9 milhões a R$1,3 bilhão de acordo com análises de diferentes organizações.

Segundo a consultoria Conversion, a Black Friday movimentou cerca de R$ 1,3 bilhão para o e-commerce, um aumento de 71% em relação à última edição. 

Já a E-bit relata que as vendas do comércio eletrônico na última sexta-feira somaram R$ 1,16 bilhão.

Enquanto isso, a ClearSale, em parceria com o Busca Descontos - responsável pelo site BlackFriday, afirma que o evento movimentou R$ 871,9 milhões no comércio eletrônico brasileiro. Em 2013, o valor ficou em R$ 424 milhões.

Segundo a ClearSale, foram realizadas 2,09 milhões de transações durante o período. Os produtos mais procurados foram os eletrônicos, com 42% das vendas, seguidos dos artigos de esporte e lazer, com 15%. Depois, apareceram os itens de informática (11%), viagens (10,6%) e moda (7,3%).

"Além de uma data para descontos, a Black Friday brasileira está se consagrando como um novo evento de consumo. Lojas que não participaram nominalmente da Black Friday registraram um aumento médio de 31% nas vendas em relação ao ano anterior", acrescenta Diego Ivo, CEO da Conversion. 

Este ano, o evento também teve uma participação maior das lojas físicas, que anunciaram a Black Friday em anúncios e vitrines para angariar mais consumidores e embarcar na nova data do varejo. 

“Percebemos que muitas empresas, mesmo não sendo e-commerce, aproveitaram o buzz da Black Friday para se aproximar dos seus clientes, seja em shopping centers ou campanhas de TV”, afirma Ivo.

Veja também

TURISMO
Hotel Urbano promove black friday da hotelaria

“Semana Uhuul!” oferece desconto de 20% em todos os 4 mil pacotes de viagens.

E-COMMERCE
Black Friday ainda é aposta de usuários

Segundo pesquisa do Busca Descontos, 96% das pessoas vão fazer compras na data.

E-COMMERCE
Wine.com.br compra Giran

Wine pretende intensificar seus investimentos na plataforma de venda da empresa.

LOGÍSTICA
Decathlon: gateway de fretes da Axado

A Decathlon oferece mais de 4 mil artigos para 55 esportes. 

CONEXÃO
Centauro adota serviços da Level 3

Empresa vai usar serviços de acesso dedicado à internet e transmissão de dados por LAN privada.

3D
Stratasys: impressora à venda na Amazon

O produto sai por US$ 6 mil no e-commerce. 

APLICATIVO
TagPoint: beacons no Moinhos Shopping

A TagPoint foi fundada há cerca de um ano e instalou seus beacons em mais de 500 pontos no Brasil.