Vilson Martins Filho

A integradora de soluções Teltec Solutions, de Florianópolis, acaba de lançar uma plataforma de cursos para professores batizada de TISA Educação 3.0. 

A iniciativa apresenta aos professores conteúdos sobre como usar tecnologias como aplicativos, comunidades online, vídeos e interatividade em sala de aula. 

Com especialização no segmento de educação, a Teltec espera mostrar as possibilidades que a tecnologia oferece aos docentes para estimular projetos de TI nas instituições.

“Queremos ajudar os professores na tarefa de tornar as aulas mais interessantes para turmas que cada vez mais são estimuladas por recursos externos àquele contexto”, diz Vilson Martins Filho, coordenador executivo em Educação da Teltec.

Martins está na empresa desde o começo de 2014 e é um dos criadores do TISA Educação 3.0. O profissional trabalhou com design na Unisul e foi pesquisador sobre experiência de usuário na UFSC, onde fez doutorado em engenharia e gestão do conhecimento.

A Teltec Solutions projeta e implanta redes de dados e voz, soluções de virtualização, cloud computing, armazenamento e segurança. A companhia atua com marcas como Cisco, HP, Axis, Citrix, Vmware, NetApp, Amazon. 

O TISA Educação conta com 21 cursos atualmente, sendo um deles gratuito (intitulado Professor do Século 21). O preço das capacitações varia de R$ 20 a R$ 80 por professor e pode ser acessada por qualquer docente.

Além de disseminar o conhecimento, o TISA permite trocar informações e exemplos de boas práticas entre os docentes de todo o Brasil. 

Os cursos são divididos em quatro trilhas de aprendizagem online: Educação do Século 21; Ensino Híbrido (Blended Learning), Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom) e Aprendizagem Baseada em Solução de Problemas Complexos (Problem Based Learning).

Hoje, a metodologia desenvolvida pela Teltec, que une soluções de tecnologia com capacitação, é utilizada por instituições como o Centro Educacional ENIAC, de São Paulo, a Estácio de Sá e a Universidade Técnica Federal do Paraná (UTFPR).

“A Teltec está voltada para os serviços, ajudando os clientes a buscar inovação, por isso é importante aliar as soluções com o empoderamento dos professores na área de tecnologia, pois eles que dão significado a todos os recursos”, destaca

Com os cursos, a empresa espera alcançar cerca de 3% dos quase 3 milhões de professores em atividade hoje no Brasil.

Além da plataforma online, a empresa também oferece cursos personalizados de forma presencial na área de educação.