Talog adota WMS da Store. Foto: divulgação.

A Store Automação, companhia de TI especializada no setor logístico, realizou a implementação de seu WMS (Warehouse Management System) em dez filiais da TAlog, operadora de logística que possui 74 anos de atuação nas áreas de carga fracionada e aéreo expresso.

O processo de implementação iniciou no ano passado e durou cerca de 18 meses para não causar interrupções da operação da TALog. O projeto contemplou dez centros de distribuição (CD) em Recife, Salvador, Fortaleza, Vitória, Porto Alegre e as cidades paulistas de Campinas, Cajamar, Hortolândia e São Paulo.

Totalizando 50 mil m² de área de armazenagem e 50 mil posições de paletes, todos os CD’s estão operando com a nova ferramenta de gestão de armazéns. A empresa investiu cerca de R$ 500 mil no projeto.

De acordo com o gerente de desenvolvimento da TALog, Marcelo Seva, o WMS trouxe resultados para todos os processos, tais como recebimento, armazenagem, coleta, conferência, expedição e inventário, assim como no controle de códigos e datas.

"Acreditamos que a somatória destes pontos traz benefícios diretos ao cliente e o cliente de nosso cliente. O resultado é uma melhor qualidade e excelência operacional, que, com certeza, não seria possível sem a parceria TALog e Store”, pontua Seva.

Segundo o gerente, a otimização do estoque devido à armazenagem orientada trouxe ganhos também para a área comercial, que passou a vender mais projetos logísticos devido à facilidade e aderência da ferramenta ao negócio.

"Com relação à entrada de mais clientes na base, podemos dizer que foi consequência, pois o WMS apresenta uma interface amigável ao usuário, o que possibilita aos nossos colaboradores uma dinâmica de trabalho com mais eficácia e assertividade em todos os processos do sistema”, explica Seva.

Parte da Holding TA, a TALog conta com toda a infra-estrutura da Transportadora Americana no país. São 22 filias nas regiões Sudeste e Sul, contendo as marcas TAExpress e a Wind Express, com serviços de carga aérea para todo território nacional, e a aliança FedEx, com carga aérea internacional.

A Store Automação tem sede na capital de São Paulo e uma fábrica de software no interior do estado, em Barra Bonita. A desenvolvedora possui hoje mais de 55 clientes.Sem revelar valores de faturamento, a empresa registra índices de crescimento de 30% ano a ano.