O CFM lançou o site Radiografia das Escolas Médicas do Brasil. Foto: Pressmaster/Shutterstock.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) lançou o site Radiografia das Escolas Médicas do Brasil. O portal, desenvolvido pela Toccato com a plataforma Qlik, permite navegação e cruzamento de dados para mostrar a estrutura e os diferentes aspectos que compõem o perfil dos cursos de medicina do Brasil. 

“O site foi desenvolvido em apenas quatro dias por técnicos da Toccato no Distrito Federal. Ele foi lançado poucos dias depois que a imprensa nacional passou a discutir a qualidade do ensino de medicina no Brasil com a implantação da segunda etapa do Programa Mais Médicos”, explica Simoni Oliani, CEO da Toccato, master reseller da Qlik no Brasil. 

Nesse programa, o governo federal vai criar mais 2.290 vagas em faculdades particulares de medicina de 36 municípios nos próximos 18 meses. O governo anunciou que, até 2017, pretende criar um total de 11,5 mil novas vagas em cursos de medicina em todo o país..

“Esta radiografia constitui-se como uma ferramenta que trará mais transparência ao sistema formador de novos profissionais, corrigindo as distorções deste sistema”, afirma o presidente do CFM, Carlos Vital.

Estão reunidas no portal as informações de cada escola de medicina do país em funcionamento ou autorizada pelo MEC. Também é possível conhecer indicadores sobre a rede de saúde nos municípios ou regiões de saúde onde as escolas estão inseridas.

O site reúne dados atualizados de diversas bases, entre elas o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), a Sala de Apoio à Gestão Estratégica (Sage) do Ministério da Saúde, o Sistema da Informação da Atenção Básica (Siab) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).