Jogo para empreendedores foi lançado hoje. Foto: Denys Prykhodov/Shutterstock.com.

O Sebrae e o Facebook lançaram nesta segunda-feira, 1º, o Empreenda com o Facebook, treinamento gratuito desenvolvido para empreendedores brasileiros. Criado em um formato de jogo, o treinamento exige apenas que o interessado possua um perfil no Facebook. Uma vez dentro do jogo, o empreendedor será conduzido por cinco etapas distintas. 

O game começa com uma introdução sobre a importância do marketing digital para os pequenos negócios e o papel do Facebook nesse cenário. 

Depois, o usuário é orientado para a criação de uma página, processo que pode ser feito durante o jogo. Caso o empreendedor já possua uma página, ele pode pular essa fase.

O passo seguinte envolve o primeiro caso prático. O jogador terá o desafio de criar anúncios para um estabelecimento comercial fictício. 

Serão analisadas a pertinência do texto, a linguagem para o anúncio, além da adequação ao objetivo de negócios, que é atrair mais clientes. 

Ao término dessa etapa e dependendo do desempenho, o empreendedor será recompensado com “estrelas”, que poderão ser trocadas por créditos para anúncios no Facebook – destinados a sua empresa real.

As etapas subsequentes envolvem o desenvolvimento da estratégia de negócios para empresas online e físicas, além da recompensa também em estrelas para serem convertidas em créditos de anúncios. 

A pontuação máxima dará ao empreendedor R$ 200 em créditos de anúncio. A duração estimada do jogo é de 45 minutos a uma hora, mas o jogador não precisa passar por todas as etapas no mesmo momento. Também é possível repetir uma determinada fase, mas os bônus não são computados novamente.

O jogo comporta até 50 mil pessoas a cada mês – se esse número for ultrapassado, o empreendedor interessado receberá uma mensagem informando quando poderá jogar. 

“Os negócios simulados no jogo foram pensados a partir de dados do Sebrae e de outras fontes relacionadas que mostram que a maior parte dos empreendedores brasileiros atua nas áreas de varejo e comércio”, explica Stephanie Johnson, gerente de contas do Facebook Brasil.

O Empreenda com o Facebook é mais um resultado da parceria entre a rede social e o Sebrae, anunciada em março deste ano, e que envolve ainda a série de Feiras do Empreendedor do Sebrae, que até dezembro terá passado por 14 capitais.

“Quem visita as feiras tem acesso a informações gerais sobre como desenvolver uma estratégia de negócios dando visibilidade à sua empresa por meio do Facebook. As sessões presenciais, no entanto, não atendem a todas as cidades do país. O treinamento online será importante para ampliar a capacitação de empreendedores de todo o país”, diz Fernanda Tosta, gerente de parcerias do Facebook Brasil.

Atualmente, uma em cada três pequenas empresas no país tem uma página no Facebook.