Mario Almeida, head de Fluig, analytics & consulting da Totvs. Foto: Divulgação.

O Grupo JAV, distribuidor autorizado da Rockwell Automation no Brasil, conta com o Fluig, da Totvs, para estruturar seus processos e integrar as informações em áreas como marketing, vendas, RH, financeiro, facilities e supply. 

Com nove escritórios pelo país, 170 funcionários e mais de 14 mil clientes, o Grupo JAV busco a solução para resolver alguns processos que não eram bem definidos e integrados. 

A empresa relata que havia falhas de comunicação entre as unidades, que eram muito regionalizadas. Além disso, os times de campo e back-office realizavam a maior parte das tarefas manualmente, como solicitações de documentos, análise de pedidos, aprovações de crédito, entre outras.

O Fluig possibilitou que as unidades se aproximassem dos processos, centralizando os acessos e permitindo um melhor controle dos dados e uma comunicação fluída.

Atualmente, com um processo automatizado, as notas fiscais das unidades são enviadas digitalizadas e ficam sujeitas à aprovação do centro de custo local. Se o valor limite for ultrapassado, a informação chega para a matriz, que pode recusar ou não o pagamento. 

Essa regularização reduziu consideravelmente as compras desnecessárias, facilitando as negociações com os fornecedores e gerando uma economia de cerca de R$ 30 mil por mês.

O processo para cadastro de produtos também foi aprimorado. Antes, era necessário pedir uma solicitação para cadastrar um produto, o que podia levar cerca de um mês para ser finalizado. Hoje, o cadastro é feito em poucos minutos por um fluxo rastreável, que notifica a área de cadastro já no momento do pedido.

“A força do Fluig veio para revolucionar a forma de trabalharmos. Conseguimos fazer com que as unidades não se sentissem mais tão distantes dos processos e centralizamos os acessos. A transformação digital realmente está acontecendo e não só trouxe ganhos de produtividade como gerou novas oportunidades, aumentando as conversões e engajamentos”, explica Sérgio Kunio, diretor de operações do Grupo JAV.

A área de RH do Grupo JAV também alcançou mudanças. Os pedidos de admissões, demissões, promoções ou mudanças de área são abertos e ficam sujeitos à aprovação da matriz. Nesse cenário, o Grupo JAV consegue evitar contratações e demissões sem aprovação, controlando os custos da operação e priorizando setores/áreas mais críticas.  

“Automação, visibilidade da demanda, processos transparentes, tudo isso é parte do conjunto de ações que compõe uma jornada de transformação dos negócios. A JAV construiu sua camada de inteligência de negócios na camada de plataforma e o Fluig tornou isso possível com baixo custo de desenvolvimento e desenvolvimento ágil”, comenta Mario Almeida, head de Fluig, analytics & consulting da Totvs.