BI

Plimor adota Qlik com iMaps

01/08/2017 12:22

O sistema é utilizado nas 69 unidades da organização, por mais de 300 usuários.

Cléber Pessuto, gerente de TI e automação da Plimor. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Transportadora Plimor, especializada em transporte de cargas, coleta, entrega e transferência, contratou a iMaps, canal da Toccato, para o desenvolvimento e implantação da solução de BI da Qlik. 

Com cerca de três mil colaboradores em suas 69 unidades, a transportadora tem sede em Farroupilha, no Rio Grande do Sul, e dispõe uma frota de mais de 850 veículos que realizam mais de 220 mil entregas por mês. 

A companhia já tinha investido na construção de um Balanced Scorecard (BSC), porém este era estático e precisava ser preenchido manualmente uma vez por mês, demandando muito tempo. 

Agora, com a plataforma de análises da Qlik, as informações cadastradas são atualizadas de hora em hora e podem ser acessadas inclusive através dos iPads dos diretores. 

O sistema é utilizado nas 69 unidades da organização, por mais de 300 usuários. O QlikView é utilizado pelos operadores de frotas, pela área de TI, automação e pelos motoristas da empresa, unificando e cruzando dados em tempo real. 

“Entre as vantagens do aplicativo está a posição em tempo real das coletas e entregas, demonstrando a cada 5 minutos a posição geográfica e a ocupação de cada veículo. O operador tem a visão de toda a frota e acompanha a performance por meio de indicadores totalmente visuais que identificam por cores a situação das coletas e entregas”, afirma Cléber Pessuto, gerente de TI e automação da Plimor.

Foi um trabalho de seis semanas para que o Qlikview estivesse gerenciando as demandas da Plimor. 

“Até bem pouco tempo o BI era visto como uma ferramenta apenas para analisar os acontecimentos passados. Este fantástico case da Plimor usando Qlikview deixa claro que ferramentas analíticas podem e devem ser usadas na operação do negócio, potencializando a eficiência em tempo real”, pontua Henrique Portella, diretor de negócios da iMaps.

A Toccato foi fundada em 2006 e tem mais de 800 clientes e 80 parceiros. A empresa é uma das três distribuidoras da Qlik no Brasil, que também conta com as parceiras Nórdica e Inteligência de Negócios.

Entre as revendas da companhia está a iMaps, uma das maiores parceiras da Toccato, que atua com as soluções da Qlik desde 2010. A empresa de Porto Alegre atende a clientes como Centro Clínico Gaúcho, Contax, Panvel, Randon e Unisinos.

O projeto de BI foi mais um investimento recente da Plimor na área de TI. Neste ano, a transportadora Plimor divulgou que contratou a Gruppen para contar com uma plataforma hiperconvergente para seu data center. Para o projeto, a empresa utilizou a solução da VMware Vsan e servidores Dell.

Já no ano passado, a empresa realizou outra ação em parceria com a Gruppen, focada em  serviços gerenciados de segurança. O projeto usa firewalls da SonicWall em um cluster na matriz, assim como em outras 12 unidades da companhia.

Veja também

BI
Farmácias Roval adota Qlik com Avanti

A Avanti faz parte do grupo de canais da Inteligência de Negócios.

BI
Icaro Tech venderá Qlik

Qlik está agregando parceiros focados em grandes contas.

LIDERANÇA
Qlik tem country manager no Brasil

Marcelo Rezende atuou como country manager da Anixter entre 2010 e 2014.

TOCCATO
EBrasil adota Qlik com Desq

A empresa adotou a ferramenta para substituir planilhas tradicionais usadas para análise de dados.

ANALYTICS
Plataforma da Nimbi integra Qlik

A aliança com a Nimbi faz parte da estratégia da nova diretoria de OEM da Qlik.

BI
Qlik: Keyrus compra QConsulting

A QConsulting teve um faturamento de R$ 10 milhões no ano passado e tem 60 colaboradores.