Máquina da Case IH em ação na colheita da cana. Foto: Divulgação.

A Tracan, grupo de concessionárias e maior maior revendedor de colhedoras de cana de açúcar da marca case iH, adotou o software de gestão S/4 Hana da SAP, em um projeto com consultoria da Focus IT.

O sistema proporcionará um programa preventivo de conservação das máquinas por meio do uso da Inteligência Artificial e do Machine Learning, reduzindo as paradas principalmente durante a safra.

A expectativa, segundo Anderson Rocha, gerente de planejamento e estratégia do Grupo Tracan, é reduzir pela metade o tempo de manutenção e evitar a parada de máquinas no campo. 

As ferramentas de manutenção, hoje todas computadorizadas, terão interface com o S/4Hana, que extrai os dados e aponta numa ordem de serviço o problema que recebeu atendimento, as horas gastas com o serviço e o nível de desgaste das peças e do consumo de lubrificantes, registrando eletronicamente quando será necessário realizar o reparo. 

Automaticamente, o sistema emitirá um alerta para que a peça esteja disponível no tempo agendado para a manutenção, além de programar a alocação do especialista que fará o serviço.

“Com esse conjunto de informações, conseguimos ter previsibilidade do serviço e se teremos lucro ou prejuízo, possibilitando uma tomada de decisão mais rápida e assertiva, promovendo uma gestão proativa do nosso negócio”, explica Rocha.

A Focus IT já suportava os sistemas da companhia desde 2017, além de ser a fornecedora da solução fiscal utilizada pela Tracan. 

Os próximos passos da Tracan, de acordo com Rocha, é entregar mais mobilidade aos usuários por meio do recurso do SAP Fiori, além de expandir o uso da integração pelas áreas de produção e atendimento ao cliente para as outras, como recursos humanos e gestão de relacionamento com clientes (CRM, na sigla em inglês).

A Focus IT tem 40 funcionários e atua com as soluções SAP ERP, SAP Fiori, SAP Analytics, SAP BO e SAP PI/PO. A empresa tem sede em São Paulo e projetos espalhados por todo o território nacional e países como Canadá, Alemanha, Itália e Espanha, para clientes como Privalia, Schwing Stetter, Royal FIC, Marcolin e Leão Bebidas.