Multinacional brasileira tem operação própria em 20 países. Foto: divulgação.

A Eurofarma, companhia farmacêutica brasileira, acaba de lançar sua nova assistente virtual, baseada nas plataformas IBM Watson e Amazon Alexa, para atender seus clientes na central de atendimento da empresa.

Batizada de Eva, que tem origem em Eurofarma Virtual Assistant, a tecnologia também deve intermediar contatos com profissionais da saúde, clientes comerciais e fornecedores.

Segundo a empresa, o projeto auxiliará nos atendimentos de baixa complexidade, que representam cerca de 50% dos 15 mil realizados mensalmente.

Com o apoio do atendimento virtual, que cuidará da demanda de mais de 6,3 mil contatos, a empresa espera que os especialistas possam priorizar os atendimentos mais complexos e também estejam à disposição quando o cliente preferir falar diretamente com uma pessoa. 

A solução está preparada para auxiliar, por exemplo, no cadastramento de novos fornecedores, verificação de programas de descontos, emissão de segunda via de boletos para clientes comerciais e orientações sobre envio de currículos.

“O projeto traz um caráter inovador, pois é pioneiro entre as empresas do setor farmacêutico no continente, oferecerá um canal adicional de contato e resultará em um ganho de produtividade nos atendimentos e processos”, afirma Helton Carvalho, diretor de empreendedorismo e digital na Eurofarma.

A tecnologia interage com dispositivos com Alexa integrada, como os smart speakers Amazon Echo. Para utilizá-la pela primeira vez, é preciso dizer "Ativar Eva da Eurofarma" no primeiro acesso. Nos demais, basta falar "Alexa, Eva da Eurofarma". 

Outra opção é fazer o download do aplicativo Alexa no celular e buscar a Skill EVA no menu chamado Skills e Jogos.

A Alexa opera em português desde outubro do ano passado e, além dos dispositivos próprios, funciona em diferentes produtos da Philips Hue, Positivo, Bose, JBL. Intelbras, iRobot, LG e Sony, entre outros.

Primeira multinacional farmacêutica de capital 100% brasileiro, a Eurofarma foi fundada em em 1972. Somente no país, oferece 313 produtos, 649 apresentações, atende 25 especialidades médicas e cobre 89 classes terapêuticas.

O grupo possui operação própria em 20 países, com parque fabril no Brasil e plantas em outros 6 países da América Latina. Em 2019, gerou vendas de R$ 5,6 bilhões e emprega mais de 7 mil colaboradores.