Bill Veghte. Foto: divulgação.

Bill Veghte, VP executivo da divisão Enterprise da HP, anunciou nesta terça-feira, 30, a sua saída da companhia, onde estava desde 2010 e na qual liderava desde 2013 o Enterprise Group.

De acordo com nota divulgada pela HP em seu site, o executivo, COO de uma divisão que fatura US$ 57 bilhões ao ano, deixará o cargo nos próximos meses, passando sua função para Antonio Neri, VP sênior do HP Enterprise Group.

Conforme reporta o Re/Code, ainda não se sabe o destino de Veghte após a saída da HP. No comunicado divulgado pela multinacional, a explicação é de que o executivo sairá "em busca de novas oportunidades".

Veghte foi parte integrante do processo de separação da companhia, atualmente em andamento e com previsão de conclusão para novembro, dividindo a companhia em HP Inc - voltada à parte de impressão e computação pessoal -  e Hewlett-Packard Enterprise, de soluções e produtos para corporativo.

Antes de atuar na HP, Veghte atuou por 20 anos na Microsoft, onde foi gerente da divisão Windows e liderou o lançamento do Windows 7. Além disso, ele faz parte do conselho administrativo de duas startups - a Xero, especializada em softwares para finanças, e a VMTurbo, de soluções de nuvem.

Parece que o momento de mudanças internas na HP está estimulando seus executivos a buscarem novos caminhos. Para completar, a saída do VP se soma a outras baixas no alto escalão da companhia da CEO Meg Whitman em cerca de duas semanas.

Dave Donatelli, também ex-VP da divisão Enterprise, foi para a Oracle liderar a parte de hardware da empresa, voltando a se reportar a Mark Hurd, que saiu da HP em 2010 e hoje é co-CEO da empresa norte-americana.

Outra saída foi a de Art Gillilan, VP senior da divisão de softwares de segurança da companhia. Ele anunciou esta semana o desligamento da companhia para criar uma startup própria de software, depois de três anos na HP. Antes disso, atuou por seis anos na Symantec.