Joseane Janner. Foto: divulgação/Rodrigo W.

Para atrair os alunos de ensino médio para seus vestibulares, a Unisinos lançou em junho o Conecta, um app para Facebook que usa recursos como gamificação e interação social e já soma 2,3 mil alunos inscritos.

A iniciativa, criado pelo Núcleo Digital de Marketing da Unisinos, em parceria com a agência Escala, é a evolução de um hotsite lançado em 2012, que mobilizou cerca de quatro mil jovens do ensino médio..

"Das inscrições no vestibular no ano passado, cerca de 13% delas vieram de alunos que participaram do Conecta. Para este ano, com o lançamento no Facebook, esperamos que a taxa de conversão aumente consideravelmente", ressalta Joseane Janner, coordenadora do Núcleo na universidade.

Todo o projeto na web segue um trabalho presencial, já realizado há anos, com eventos nas escolas, visitas de alunos à universidade e um grande encontro anual, realizado no campus de São Leopoldo, que, este ano, reuniu 2,5 mil alunos.

O Conecta funciona por meio de atividades de interação social, como a proposição de tarefas e missões para os participantes, que podem completá-las para ganhar pontos, competindo com colegas e jovens de outras escolas.

"As tarefas envolvem desde quizzes com perguntas de vestibular, até desafios em que o aluno precisa visitar a Unisinos e participar de alguma atividade", destaca Joseane.

Para os mais participativos, o jogo reserva prêmios: mensalmente, os alunos com maior pontuação recebem mimos digitais, como avatares para serem usados dentro do próprio aplicativo.

Ao final do ano, vem o prêmio maior. O aluno com a maior pontuação receberá um Macbook.

Já a escola com a maior pontuação coletiva será recompensada com uma bolsa para especialização na Escola de Humanidades da Unisinos.