Desenvolvedores da Totvs. Foto: Divulgação.

A TOTVS busca se aproximar da comunidade de desenvolvedores com o lançamento da plataforma TOTVS Developers, um ambiente com conteúdo e serviços voltados para esses profissionais.

A iniciativa reúne documentação de integração de APIs, canais de comunicação e artigos de especialistas. “A plataforma está no ar desde dezembro e vem sendo planejada desde a metade de 2018”, detalha Fabio Moraes Rocha, software development manager que lidera o projeto da plataforma TOTVS Developers.

Com o novo canal, a TOTVS reforça a estratégia de renovação de sua imagem no mercado de desenvolvimento e aproximação com esse público, buscando também a atração e retenção de talentos.

“O projeto dá visibilidade aos desenvolvedores da TOTVS e mostra como a empresa trabalha com inovação e desenvolvimento. Sempre tive vontade de produzir materiais para a comunidade e vejo retorno positivo tanto de colegas de outras áreas, que passam a conhecer melhor nosso trabalho, quanto de desenvolvedores externos, que se surpreendem com o que fazemos”, relata Jhosef Marks de Carvalho, líder de equipe de desenvolvimento que colabora com o blog técnico da Totvs Developers.

A nova plataforma deve colaborar para facilitar a busca da TOTVS por novos colaboradores. De acordo com o Barômetro de Tecnologia 2018, realizado pela PagePersonnel, a falta de profissionais qualificados é apontada por 41% dos gestores como a principal dificuldade em recrutamento. Por isso, a empresa busca disseminar conhecimento no portal.

Desenvolvedores de software são mencionados como prioridade de contratação para 23% dos entrevistados na pesquisa, o que causa uma disputa no mercado em relação aos profissionais qualificados.

O portal também facilita o engajamento de profissionais e empresas que desejam colaborar com as plataformas da TOTVS, com guia para integração de APIs da empresa, biblioteca para o desenvolvimento de aplicações web responsivas e aplicativos móveis, detalhes técnicos do Fluig (plataforma que permite a criação e viabilização de projetos de inovação) e outros recursos.

“A ideia é gerar engajamento com a comunidade. O espaço não tem a intenção de vender produtos, e sim provocar o interesse de profissionais em desenvolver aplicações integradas à plataforma TOTVS”, destaca Rocha.

A TOTVS também promove Beer for Devs, um programa no YouTube em que desenvolvedores falam sobre diversos temas de tecnologia. 

Os colaboradores da companhia ainda contam com suas próprias ações, como o Coffee and Code, um evento para os profissionais debaterem temas de tecnologia, além de buscar soluções do mercado para problemas de programação e compartilhar descobertas profissionais.  

Conheça todas as ferramentas da TOTVS Developers:

Blog técnico – com artigos de profissionais de desenvolvimento apresentando informações técnicas, tendências e novidades sobre o mercado de programação. 

Referência de API  TOTVS – um guia com todas as informações para integração de APIs.

Biblioteca com lista de APIs que podem ser integradas em soluções, plataformas ou apps desenvolvidos com tecnologia da TOTVS; 

Documentação sobre o funcionamento das APIs da TOTVS;

Área de testes de código em várias linguagens.

TOTVS HTML Framework – uma biblioteca de componentes, diretivas e serviços para o desenvolvimento de aplicações web responsivas e aplicativos móveis, garantindo o uso do novo guideline de desenvolvimento da TOTVS.

TOTVS.Net Core Framework – um framework backend para desenvolvimento das WebAPIs de sua aplicação, que garante o padrão de APIs estabelecido pela TOTVS. 

Tface – conteúdo sobre a nova identidade da TOTVS, desenvolvida com foco na experiência do cliente. Uma combinação entre áreas com o objetivo de manter as plataformas da TOTVS com identidade única, moderna e simples.

Fluig – com detalhes técnicos do Fluig, uma plataforma que permite a criação e a viabilização dos projetos de inovação.