Canteiro de obras da MRV. Foto: Divulgação.
A MRV, uma das maiores construtoras em atuação no país, está usando software da catarinense Softplan para fazer a análise das suas ações judiciais.
O uso de software analítico na área judicial é conhecido como jurimetria e visa fornecer uma visão completa e detalhada de todos os processos, históricos ou em andamento, com análises diagnósticas, preditivas e prescritivas.
A ideia é retroalimentar as áreas de negócio com informações baseadas nos indicadores dos processos judiciais.
Os usuários podem encontrar padrões em decisões anteriores da mesma matéria, avaliar o uso de teses jurídicas que têm maior grau de eficácia e entender padrões de comportamento das ações, além do estilo e do viés de um determinado magistrado.
“A ideia é mapear as os padrões das nossas demandas judiciais, identificar indícios de fraudes processuais e desenvolver estratégias específicas para que o número de processos seja cada vez menor”, explica Guilherme Freitas, gerente executivo jurídico da MRV.