Weber Canova, vice-presidente de Tecnologia e Inovação da Totvs. Foto: Divulgação.

A Wabtec Corporation, fornecedora global de tecnologia e serviços para o setor ferroviário, implantou a plataforma Cloud Totvs para padronizar o ERP em suas seis unidades na América Latina.

Com 148 anos do mercado, a companhia americana possui um escritório e cinco armazéns na América Latina, um deles localizado em Belo Horizonte, no Brasil.

Para suportar a operação na região, a área de TI se tornou fundamental na estratégia de preparar a integração de todas as novas unidades, mantendo em um único local o acesso a todas as ferramentas de gestão, de back-office e voltadas à logística.

“Precisávamos padronizar o ambiente dos sistemas, garantir escalabilidade, produtividade e eficiência, além de reduzir custos e melhorar o atendimento aos nossos clientes”, explica Adriano Arão, gerente de TI para América do Sul da Wabtec.

A padronização do ERP, com a plataforma na nuvem Totvs da nuvem, foi o primeiro passo.

“Alocar as soluções de ERP na nuvem da Totvs significou, de imediato, reduzir em 56% os gastos que teríamos para implantar novas empresas no sistema da Wabtec. Também há custos indiretos gerados pela simplificação na administração da infraestrutura dos sistemas”, enfatiza Arão.

O processo levou seis meses. Hoje, cerca de 300 usuários acessam os sistemas Totvs.

A Wabtec mantém em nuvem as soluções da Totvs de back-office e as especializadas no segmento de logística, incluindo todo o suporte industrial, produção, distribuição e faturamento. 

Antes, um processo de contabilização de custos, por exemplo, que demorava até uma hora e quinze minutos para ser concluído, agora é realizado em 20 minutos.

“Nosso objetivo é ajudar as empresas em suas jornadas de transformação digital. Acreditamos que disponibilizar todas as ferramentas em nuvem, para que possam ser acessadas em real time, de qualquer lugar pelos nossos clientes é o que garante uma gestão mais eficiente ao menor custo”, explica Weber Canova, vice-presidente de Tecnologia e Inovação da Totvs.

A Totvs fechou o ano passado com uma receita de R$ 2,2 bilhões, uma alta de 2% em relação aos resultados de 2016.