O The Founder simula a criação de uma empresa de tecnologia. Foto: Divulgação.

O The Founder, jogo online lançado em janeiro de 2017, é o modo mais seguro de ter sua startup.

O jogo simula a criação de uma empresa de tecnologia, permitindo que o jogador gerencie ações como desenvolvimento de produtos, contratação de profissionais e criação de campanhas de marketing.

Desenvolvido pelo pesquisador Francis Tseng com apoio de financiamento coletivo, o jogo começa com a escolha do nome da empresa. 

Depois, com uma pequena quantidade de capital semente de investidores, o jogador começa a selecionar tarefas para alcançar os valores de faturamento esperados pelo conselho.

Ao contratar funcionários, o usuário poderá alocá-los em projetos específicos, combinando dois tipos de produtos (como rede social e comércio eletrônico). 

O jogo também conta com disputas com concorrentes pelo maior market-share de cada lançamento. 

Enquanto apresenta comentários bem-humorados sobre as startups em geral - de nomes de empresas que parecem reais como Kougle à opção de oferecer regalias no escritório como academia e cerveja - o jogo pede algumas tomadas de decisão que refletem a dificuldade das startups:

Quanto oferecer a um novo funcionário? Qual será o custo para financiar o próximo produto? Que tipo de ação de marketing traz mais retorno?

Tseng, um pesquisador residente da New Inc, incubadora do New Museum, desenvolveu o The Founder em 1 ano e meio, inspirado por suas próprias experiências no Vale do Silício.