O mercado de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) tem se mostrado um voraz consumidor de tecnologia. Por se tratar de um mercado jovem, extremamente conectado e criativo, tem se tornado celeiro de grandes ideias, com soluções importantes para os problemas mais simples do dia a dia da sociedade.

Por estarem mais próximos do seu mercado, as Pequenas e Médias, são mais atentas no detalhe e na personalização.

Em função disso, são mais determinadas na hora de optar por soluções que agreguem valores ou dinamismo a sua cadeia produtiva.

Com isso, temos o ponto crucial de todo o investimento que estas empresas fazem em TI e Telecom.

As PMEs estão sempre pensando em soluções e no futuro.

A companhar este dinamismo com a qualidade que elas demandam sobre o nível de atendimento e o suporte que elas gostariam de receber é o diferencial que o marketing nas Empresas de TI e Telecom precisam conhecer e trabalhar para garantir um relacionamento produtivo,  de forma que identifique os desejos e as visões desse mercado.

Para as empresas de TI e Telecom manterem-se atualizadas e preparadas em relação ao que as PMEs precisam para suprir suas demandas, a médio prazo, há uma necessidade de investimento contínuo em aprimoramento de infraestrutura, capacitação de equipes, desenvolvimento de novas ferramentas e também em marketing, uma vez que o mercado precisa saber o que estamos fazendo para atendê-lo.

E cada vez mais está sendo exigido, do marketing, o conhecimento do mercado e de cada cliente para que a personalização de soluções seja o ponto estratégico que garanta destaque numa economia aquecida e extremamente competitiva.

O que o mercado tem a oferecer às Pequenas e Médias Empresas?

Personalização de serviços, convergência e principalmente qualidade.

Soluções que agregam voz e dados, já não são suficientes.

É preciso velocidade gigantesca, bandas de tráfego de dados enormes, integração de redes, sinal de TV em alta definição e uma série de outros agregados que possam facilitar o lado das Pequenas e Médias Empresas, mas não podem comprometer o orçamento.

Então cabe às empresas de TI e Telecom a equação de disponibilizar soluções com alto nível tecnológico, atendimento e suporte individualizado a um custo atrativo e competitivo para o mercado.

*Daniel Ribeiro é Gerente de Marketing America Net Telecom