Daniela Viek.

O LinkedIn é uma ferramenta essencial para aqueles que procuram estreitar seu relacionamento com outros profissionais e empresas e mostrar seus conhecimentos e experiências profissionais. Utilizada da maneira correta, a rede social pode contribuir para a carreira, fortalecimento da marca pessoal e geração de negócios.

Criado em 2003 nos Estados Unidos, o LinkedIn já possui mais de 20 milhões de usuários somente no Brasil e é a melhor opção para exposição profissional na internet. O LinkedIn conecta você a empresas, profissionais que podem ser seus parceiros, clientes,  instituições de ensino, entre outros. Por meio dele, você pode se conectar e estabelecer parcerias em outros países, aprender com grupos de discussão e muitas outras vantagens. Lembrando sempre que uma atuação eficaz na rede social deve ser feita a partir de três pilares: Marca Pessoal, Networking e Negócios.

Para conseguir utilizar todas as ferramentas oferecida pelo LinkedIn e aproveitar os benefícios de se ter um perfil na rede social, sugiro algumas dicas:

1 – Mantenha seu perfil completo e atualizado

Uma apresentação bem feita do perfil e dados sempre atualizados são premissas básicas para um perfil campeão na rede. Invista em uma fotografia profissional adequada e explore todos os campos que a plataforma oferece, deixando o perfil completo. Seu perfil precisa estar sempre atualizado e os canais de contato sempre visíveis. E, ao inserir suas informações, nunca minta sobre você e suas realizações/jornada, parece básico, mas é algo importante para ressaltar.

2 – Utilize o recurso Pulse com frequência

A rede social possui o recurso Pulse, que permite ao usuário expor artigos próprios e interagir com sua rede de contatos. Isso promove engajamento e atrai pessoas que se interessam pelo seu perfil e conteúdos. Atualize esse recurso com frequência. Uma vez na semana já está excelente. Não se esqueça também de comentar posts de outros profissionais, isso provoca, além de visibilidade, interação e engajamento.

3 – Siga profissionais e empresas do seu segmento e interaja com eles

Procure seguir profissionais do seu segmento e empresas que admira e troque informações. Perfil no LinkedIn não é currículo online. Se não houver dinâmica na plataforma você não alcançará resultado algum. Participe de comunidades, crie tópicos de discussão e também interaja com outros. Tente reservar uma hora na semana ou alguns minutos todos os dias para dar atenção ao seu perfil na rede social.

4 – Cuide do seu perfil mesmo se você já estiver inserido no mercado de trabalho

É muito importante continuar atualizando o perfil no LinkedIn, mesmo que você já tenha um bom emprego, para estar sempre atrativo ao mercado. Cuidar da marca pessoal é um processo contínuo, caso contrário você pode ser visto como um oportunista e pode se dar mal. É como aquele profissional que, após ser desligado da empresa, começa a ligar para todos convidando para tomar café e dizer que está disponível no mercado, mas enquanto estava empregado não tomava café com ninguém. Não faça no mundo online o que não faria no offline.

* Daniela Viek é estrategista em personal branding.