Aziz Camali, fundador da DZN.

O ano de 2014 não foi um ano fácil para quem seguiu receitas de anos anteriores, e principalmente para quem não aproveitou as oportunidades adquiridas a partir dos erros. Os números da economia e perspectivas de mudanças para 2015 não são favoráveis, mas podemos fazer um planejamento para aproveitar as oportunidades que nascem da crise e fazer de 2015 um ano de sucesso. 

Pensando nisso, seguem 5 dicas para olhar o seu negócio a partir de uma nova ótica.

 

1. Proporcionar um ambiente de trabalho que valoriza a verdade através da integridade nas relações. 

O fortalecimento do convívio não vem apenas de ambientes lúdico e coloridos, mas na real conexão de uma equipe de trabalho. Estratégica  ou operacional, trabalhe cada vez mais de forma horizontal.

 

2. Conectar com as pessoas dentro das empresas e marcas. Quando se entende a partir do dialogo com quem e para quem você trabalha, fica muito mais fácil de criar as melhores soluções comerciais e serviços eficientes. 

Estar mais próximo do seu cliente, potencializa os resultados gerados a partir da construção de uma relação baseada em necessidades que transcendem um cargo ou função.

 

3. Proporcionamos resultados de impacto que oxigenam novos ecossistemas, fortalecendo o objetivo de criar um Brasil melhor e diferente para se viver. 

O mundo do excesso e "bugiganga" não faz mais sentido, vender a qualquer custo na realidade que vivemos no nosso pais é um suicídio em longo prazo. Sendo produto ou serviço, ofereça algo que tenha valor e que facilite a vida de pessoas. 

 

4. Explorar o poder da intuição, sempre aplicada com propósito, supera qualquer capacidade ou conhecimento técnico pré adquirido. 

Inovação vem de algo que ainda não existe, seguir o seu terceiro olho a partir da experiência prática de viver o seu negócio possibilita visualizar novas oportunidades que não necessariamente vão dar certo na primeira tentativa, mas em sua evolução. Desaprender é fundamental para inovar.

 

5. Ganhar menos dinheiro. Pode parecer estranho, mas quanto mais obstinado você estiver, mais isso irá te atrapalhar. 

O olhar sistêmico de todo o seu negócio possibilidade identificar oportunidades indiretas que no segundo momento viram oportunidades de receita. O vender é uma conseqüência de algo que realmente faz sentido.

 

A mudança de um país não vem apenas de um governo, os debates compartilhados via redes sociais, promovem uma mudança de percepção, mas não necessariamente de comportamento. Você é sem duvida a mudança dos próximos anos.

*Aziz Camali é fundador da DZN.