Atualmente, 90% das empresas realizam ações de Marketing Digital, sendo 80% de e-mail marketing.

Um estudo realizado pela See Why Software divulgou, em maio de 2011, que a principal fonte de tráfego ao carrinho de compras de diversos sites de e-commerce nos Estados Unidos foi o e-mail marketing.

Esse estudo foi elaborado com base em 60 mil transações concluídas.

O e-mail marketing bem trabalhado, com algumas boas práticas, torna extremamente eficientes as vendas de e-commerce, com baixo custo e alto retorno.

Veja alguns passos para ter um resultado positivo:

1)   Qual a origem da sua lista?

Quando a empresa envia um e-mail marketing de uma base de usuário a esmo, ou comprando listas sem saber a procedência, a taxa de conversão será ínfima.

Quando se tem uma base de clientes op-tins e de público segmentado, o retorno de conversão poderá ser 3 vezes maior.

2)   Palavras proibidas

Na construção da arte para o e-mail marketing, as palavras inseridas são de extrema importância.

Não se deve usar,  por exemplo: newsletter, news, e-mails, todos os direitos reservados, grátis, promoção, sigilo absoluto, entre outras.

Evitando as palavras proibidas, a probabilidade de entrega de e-mail marketing é bem expressiva.

3)   E-mail marketing não é revista

A arte de newsletter bem feita em um e-mail marketing deverá ter 60% de texto e 40% de imagem, e tem que ser em código HTML.

4)   Retorno de reputação

Muitas empresas, por envio indevido de e-mails e compras de listas sem procedência, prejudicam a reputação do seu domínio, podendo, assim, tê-lo bloqueado por minutos ou dias e entrar para as black lists, tornando sua imagem negativa para os clientes.

5)   Qual a reputação do Provedor

Existem inúmeros provedores, mas você deve escolher um que tenha reputação positiva no mercado, com centenas de ip’s, links dedicados e gerenciamento.

6)   Frequência de envio

É muito importante que haja um planejamento de envio de e-mail marketing: quantos dias na semana, qual o melhor horário, a velocidade e o volume de disparo.

Não será positivo enviar um milhão de e-mails em um único horário.

Tudo isso interfere no resultado da entregabilidade. E-mail marketing bem feito não é quantidade, e sim qualidade. Pesquise o melhor horário para envio.

Faça alguns horários diferentes e observe a média de resposta.

Neste artigo você aprendeu algumas boas práticas do e-mail marketing.

Com planejamento, conhecimento e um pequeno investimento, pode transformar esta ferramenta em um grande aliado, conquistando excelentes resultados de venda.

*Kedma Lage Carvalho é Gerente de Contas Estratégicas da ZipCode.